Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17557
Título: A professora negra e a afirmação da identidade étnica
Autor(es): Ramos, Rayssa Thâmara Alves Cabral
Palavras-chave: Identidade étnica
Professora negra
Educação igualitária
Data do documento: 2018
Resumo: Tendo em vista as várias modificações que o ensino da Geografia passou ao longo dos anos, bem como, o currículo atualizado em benefícioao desenvolvimento pleno do educando, o presente trabalho configura-se em meio às transformações da sócio- politicas-tecnológicas da educação para o ensino de Geografia. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia sob a perspectiva de uma educação cidadã, humana e social, a partir da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, discutindo como a relação professor/aluno poder contribuir para esse processo, bem como enunciando as maiores dificuldades que os alunos apresentam com relação à disciplina de Geografia.O trabalho justifica-se na apreciação da situação do ensino da Geografia frente a implicações e novas metodologias de ensino, apresentando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada em alguns autores como Sposito (2014), Callai (2001) e Cavalcanti (2006) de caráter descritivo e qualitativo, com análise de campo de pesquisa. O presente trabalho tomou como base para a coleta e análise dos dados a aplicação do questionário e a observação. A pesquisa foi realizada com os 4 professores de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, Alagoinha – PB. Conclui-se que através dos dados coletados pelos professores, o ensino de Geografia tem passado por grandes mudanças, deixando de lado o modo tradicional de ensino e se adaptando as novas tecnologias. Percebe-se que os professores privilegiam os conhecimentos prévios dos alunos e se adaptam a ambientes inovadores para sua prática educacional, utiliza-se de forma positiva das TCI´s para despertas os conhecimentos dos alunos em sala de aula, veem a experiência do estágio como parte de grande importância para sua formação acadêmica, onde colocaram em prática as teorias aprendidas em sala de aula e adquiriram conhecimentos que se fazem presentes apenas na própria vivencia docente. Utilizando-se de todo material oferecido pela escola e pelo meio que sirva como ferramenta para solucionar problemas de aprendizagem.
Descrição: RAMOS, R. T. A. C. A professora negra e a afirmação da identidade étnica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17557
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Thâmara Alves Cabral Ramos.pdfPDF - Rayssa Thâmara Alves Cabral Ramos2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.