Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17560
Título: A utilização de um processo trabalhista nas aulas de história: experiências de ensino através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Autor(es): Silva, Israel dos Santos
Palavras-chave: PIBID
Programa institucional
História
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o relato e a discussão teórica em relação a realização do projeto: O uso de Documentos Históricos na Sala de Aula: mulheres no mercado de trabalho na década de 1980. O referido projeto foi realizado no ano de 2016 por alunos do curso de História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo da cidade Guarabira na Paraíba, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Este estudo trata de relatar sobre as etapas do projeto, passando pela sua idealização até a sua conclusão, abordando também a metodologia de ensino utilizada durante as aulas, como também, a utilização de fontes primárias na sala de aula (processo trabalhista) e o trabalho realizado com as informações coletadas nas atividades com o processo trabalhista. Este trabalho ainda discute as possibilidades de um ensino crítico e inovador através do trabalho com documentos históricos na sala de aula, tendo como base alguns referenciais teóricos como Sonia M. Leite Nikitiuk, Circe Bittencourt e Leandro Karnal que tratam do ensino de História, do papel do professor e de repensar as práticas pedagógicas no ensino.
Descrição: SILVA, I. dos S. A utilização de um processo trabalhista nas aulas de história: experiências de ensino através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17560
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel dos Santos Silva.pdfPDF - Israel dos Santos Silva3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.