Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17571
Título: O português brasileiro em foco: o uso do pronome reto de terceira pessoa em função de objeto em 'memes' em redes sociais
Autor(es): Soares, Caroline da Silva
Palavras-chave: Substituição pronominal (Memes)
Redes sociais
Pronomes retos
Pronomes oblíquos
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: Esta monografia trata sobre a substituição do pronome clítico de terceira pessoa como objeto pelo pronome reto de terceira pessoa em memes em redes sociais. Assim, objetiva estudar o fenômeno da substituição de pronomes oblíquos por pronomes do caso reto como objeto em memes em redes sociais. Apresenta uma análise de sete exemplares do gênero meme retirados de diversas páginas das redes sociais como Facebook e Instagram, os quais dividem-se em duas categorias: a primeira conta com cinco memes que apresentam o uso do pronome reto de terceira pessoa como objeto direto e a segunda com apenas dois memes que apresentam o emprego do pronome clítico de terceira pessoa como objeto. A pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos de coleta dos dados, é classificada como documental. Possui como aporte teórico os estudos de Neves (2013), Cunha (2016), Castilho e Elias (2015), Batista (2011), Bagno (2004), Silva e Silva (2014), Marcuschi (2007; 2008), Bakhtin (1997), Decat (2008), Souza (2013), dentre outros. Os resultados apontam que a substituição do pronome clítico como objeto pelo pronome reto de terceira pessoa ocorre de forma recorrente nos memes, o que reforça esta como uma característica própria do português brasileiro (PB). Ademais, percebe-se, através da segunda categoria da análise, que há um processo de apagamento dos clíticos no PB devido aos poucos casos de sua utilização nos memes.
Descrição: SOARES, C. S. O português brasileiro em foco: o uso do pronome reto de terceira pessoa em função de objeto em 'memes' em redes sociais. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17571
ISSN: CDD 415
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline da Silva Soares .pdfPDF - Caroline da Silva Soares1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.