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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marinho, Renata Medeiros Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T21:07:09Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T21:07:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.111 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17576 | - |
dc.description | MARINHO,R.M. V. Ludicidade e educação infantil: duas faces de uma mesma moeda na perspectiva de um relato de experiência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute à importância da ludicidade no âmbito das práticas pedagógicas e curriculares da Educação Infantil com base na experiência vivenciada entre os meses de agosto a outubro de 2016, em uma escola pública do município de Campina Grande, enquanto lócus de nosso estágio curricular obrigatório, na fase de observação sob a orientação da professora do referido componente, à luz das teorias estudadas no âmbito acadêmico. A metodologia adotada para este estudo constitui-se de uma pesquisa, cujo método se baseia em observação, leitura, registro e a descrição das atividades realizadas, durante o estágio, com a reflexão entre a teoria e a prática estudada/observada. Serviu de apoio para este estudo às pesquisas de Abuchaim (2018), Barbosa (In: CRAIDY e KAERCH, 2001); Fortuna (In: XAVIER e DALLAZEN, 2000), Oliveira (2010), Pimenta e Lima, 2012. Além disso, também estudamos alguns documentos oficiais difundidos pelo Ministério da Educação, a exemplo do RCNEI (BRASIL, 1998),Parâmetro Nacional de Qualidade para educação infantil (BRASIL, 2006) e DCNEI 2010).Conclui-se que quando o docente possui interesse e habilidade, pelo desenvolvimento de experiências lúdicas, na Educação Infantil ele reconhece os benefícios destas atividades, para o desenvolvimento e aprendizagem. Outro aspecto observado, na análise deste estudo, é a importância de poder sugerir, aos educadores, reflexões acerca do lúdico, em suas práticas pedagógicas, possível de ser vivenciado através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras. Portanto, o lúdico é uma oportunidade para que as crianças possam criar e explorar o espaço e desenvolver a autonomia, no âmbito de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e educação infantil: duas faces de uma mesma moeda na perspectiva de um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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