Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Lucas Maia Fernandes-
dc.date.accessioned2018-12-06T23:14:11Z-
dc.date.available2018-12-06T23:14:11Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.otherCDD 371.102 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17586-
dc.descriptionDIAS, L. M. F. Afetividade na relação professor - aluno no contexto teórico de Henri Wallon: uma revisão sistemática. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a relevância da relação professor/aluno na educação infantil através o afeto, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na relação professor-aluno da educação infantil. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2012 a 2017, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade plena de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar através de uma análise qualitativa, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que os autores analisados consideram a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo a relação afetiva entre professor e aluno da educação infantil positiva e que melhora o desenvolvimento da criança através da humanização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTeoria Wallonianapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleAfetividade na relação professor - aluno no contexto teórico de Henri Wallon: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Maia Fernades Dias.pdf804.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.