Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Lucas Maia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T23:14:11Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06T23:14:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17586 | - |
dc.description | DIAS, L. M. F. Afetividade na relação professor - aluno no contexto teórico de Henri Wallon: uma revisão sistemática. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a relevância da relação professor/aluno na educação infantil através o afeto, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na relação professor-aluno da educação infantil. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2012 a 2017, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade plena de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar através de uma análise qualitativa, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que os autores analisados consideram a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo a relação afetiva entre professor e aluno da educação infantil positiva e que melhora o desenvolvimento da criança através da humanização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Teoria Walloniana | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.title | Afetividade na relação professor - aluno no contexto teórico de Henri Wallon: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lucas Maia Fernades Dias.pdf | 804.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.