Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Joanisia Melo Castanha-
dc.date.accessioned2018-12-06T23:19:10Z-
dc.date.available2018-12-06T23:19:10Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.otherCDD 372.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17588-
dc.descriptionCASTRO, J. M. C. O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEvidencia-se, nesse artigo, uma reflexão acerca da disposição do desenho no ensino e na aprendizagem. Sabidamente crianças são mais propensas à dispersões e, historicamente, o desenho se mostrou uma estratégia importante na concentração e na aquisição de novos conhecimentos. Para tal estudo, utilizou-se uma análise qualitativa do tipo descritiva por coocorrência, a fim de incitar assuntos pertinentes ao tema. Objetivou-se avaliar as respostas de cinco professoras da educação infantil, da cidade de Campina Grande – Paraíba, colhidas a partir de um questionário semiestruturado, buscando verificar o grau de utilização do desenho no processo de aprendizagem e aferir o uso de práticas hegemônicas por parte dos docentes. Após a apreciação das respostas dadas, percebeu-se a íntima ligação entre o desenho e o processo de aprendizagem. No entanto com o passar dos anos letivos, os alunos deixam a representação simbólica que o desenho possibilita e, aos poucos, adotam técnicas mais rígidas e sistémicas, como a utilização de símbolos, palavras e números. Destarte, nota-se a importância do desenho nos primeiros anos de ensino, exercendo uma função importante no processo de concretização do conhecimento, permitindo que a criança inicie sua vida escolar a partir das simbolizações que permeiam a faixa etária, adquirindo, aos poucos, novas formas de resolução de problemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Farias Anteropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso do desenho no processo de aprendizagem infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanisia Melo Castanha Castro.pdf587.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.