Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Joanisia Melo Castanha | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T23:19:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06T23:19:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17588 | - |
dc.description | CASTRO, J. M. C. O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Evidencia-se, nesse artigo, uma reflexão acerca da disposição do desenho no ensino e na aprendizagem. Sabidamente crianças são mais propensas à dispersões e, historicamente, o desenho se mostrou uma estratégia importante na concentração e na aquisição de novos conhecimentos. Para tal estudo, utilizou-se uma análise qualitativa do tipo descritiva por coocorrência, a fim de incitar assuntos pertinentes ao tema. Objetivou-se avaliar as respostas de cinco professoras da educação infantil, da cidade de Campina Grande – Paraíba, colhidas a partir de um questionário semiestruturado, buscando verificar o grau de utilização do desenho no processo de aprendizagem e aferir o uso de práticas hegemônicas por parte dos docentes. Após a apreciação das respostas dadas, percebeu-se a íntima ligação entre o desenho e o processo de aprendizagem. No entanto com o passar dos anos letivos, os alunos deixam a representação simbólica que o desenho possibilita e, aos poucos, adotam técnicas mais rígidas e sistémicas, como a utilização de símbolos, palavras e números. Destarte, nota-se a importância do desenho nos primeiros anos de ensino, exercendo uma função importante no processo de concretização do conhecimento, permitindo que a criança inicie sua vida escolar a partir das simbolizações que permeiam a faixa etária, adquirindo, aos poucos, novas formas de resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Farias Antero | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joanisia Melo Castanha Castro.pdf | 587.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.