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dc.contributor.authorSilva, Josefa Maiara da-
dc.date.accessioned2018-12-06T23:23:57Z-
dc.date.available2018-12-06T23:23:57Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17589-
dc.descriptionSILVA, J. M. da A prática de estágio como campo de investigação: os desafios no cotidiano escolar como espaço de inclusão. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na rede pública de ensino do município de Campina Grande, na etapa da Educação Infantil,objetivando verificar se o trabalho que vem sendo desenvolvidoatende as demandas e orientações contidas nos documentos nas diretrizes e orientações específicas relacionadas às temáticas da proposta de educação para a diversidade e a inclusão. O interesse desse estudo surgiu da junção dos componentes de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, e de Educação Diversidade e Inclusão social. A pesquisa foi realizada numa instituição da rede pública de Campina Grande- PB, com inicio em 13 de fevereiro de 2017 e término em 17 de abril do mesmo ano. As análises apresentadas neste estudo, estão respaldadas em documentos e diretrizes nacionais, a exemplo da LDB (1996), das DCNEI (2009), e da Declaração de Salamanca (1994). Estudos realizados por Candau (2008), Santos (2008), Mantoan (2008), Figueiredo (2008), dentre outros, também deram sustentação às nossas discussões. Esta investigação classifica-se como estudo de caso e contou com as estratégias da observação naturalista e entrevista com as professoras. Dentre as inúmeras “descobertas”, em linhas gerais, podemos dizer que o(a) professor(a) não pode deixar de lado as diretrizes e documento próprios da educação para seguir orientações do senso comum ou da religião que pratica, este tipo de educação cabe a outra instituição, a família. Entretanto, o que observamos foi o predomínio das concepções religiosa e pessoal dominando a prática profissional. Quando a ação se dar separada das diretrizes e orientações específicas da temática da diversidade afasta-se de uma educação efetivamente inclusiva, pois continua permitindo situações de exclusão e discriminação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectEducação infantil públicapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleA prática de estágio como campo de investigação: os desafios no cotidiano escolar como espaço de inclusãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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