Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17593
Título: Juventude e heavy metal em Campina Grande: representações e práticas (1985-1995)
Autor(es): Costa, Carlos Eduardo Araújo da
Palavras-chave: Historiografia
Heavy metal - Estilo musical
Juventude
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A juventude campinense, durante as décadas de 80 e 90 do século XX, foi influenciada por um estilo musical que passou a representar em suas ações práticas e musicalidade, o Heavy Metal. A cena Heavy Metal, propiciou mudança de hábitos, gestos, gostos, em que seus praticantes construíram toda uma estética que os identificasse. Na cidade de Campina Grande – PB, o Heavy Metal repercutiu sobre as juventudes campinense que praticou o Metal, período em que surgiram várias bandas que traziam marcas que representasse esta prática musical. Este artigo tem como objetivo geral discutir sobre as práticas e representações do Heavy Metal em Campina Grande-PB no período compreendido entre 1985-1995. Como referencial teórico trabalhamos a partir dos estudos de MAFFESOLI (1998) com o conceito de tribo, CHARTIER (2002) com o conceito de representação e práticas. Como abordagem metodológica trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e documental, e como fonte documental utilizamos a fonte imagética, através de análises feitas em imagens fotográficas e sites especializados sobre o Heavy Metal. A pesquisa bibliográfica nos permitiu através dos estudos relativos as discussões acerca de juventude, música e ao Heavy Metal, compreender a trajetória do Metal no contexto campinense. Ficou evidente que os fãs do Metal têm uma paixão extremamente forte, revestida de uma representação defendida de maneira muito clara pelos participantes da cena Metal e como resultado dessa paixão os seus costumes são modificados na localidade, os jovens começaram a andarem nas ruas a caráter próprio do Heavy metal, usando, roupas pretas e entre outras práticas exercidas em Campina Grande PB.
Descrição: COSTA, C. E. A. da. Juventude e heavy metal em Campina Grande: representações e práticas (1985-1995). 2018. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17593
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Eduardo Araújo da Costa.pdf819.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.