Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17594
Título: A ética da responsabilidade e o meio ambiente
Autor(es): Queiroz, José Flávio Ramos de
Palavras-chave: Filosofia
Ética
Responsabilidade
Meio ambiente
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Tendo em vista os impactos ambientais causados pelas ações humanas, nota-se a necessidade de se refletir acerca de como os avanços tecnológicos afetam o meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa diz respeito a analisar a relação entre em indivíduo e o meio ambiente, considerando a ação humana e os impactos ambientais que ela acarreta, e o Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas, enquanto instrumento para se pensar uma nova perspectiva ética. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, discorreu-se acerca de questões como as ações humanas no meio ambiente, o Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas e a Intersecção entre Ética, Princípio Responsabilidade e Impactos Ambientais. Logo, evidenciou-se que as reflexões propostas por Jonas dizem respeito a possibilidade de se modificar a dinâmica cultural entre o sujeito e a natureza, enquanto forma de se diminuir as ações que levam a degradação ambiental e assegurar a existência das futuras gerações.
Descrição: QUEIROZ, J. F. R. de. A ética da responsabilidade e o meio ambiente. 2018. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17594
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Flávio Ramos de Queiroz.pdf411.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.