Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17595
Título: Diagnóstico cultural e socioeconômico da produção de louças de barro no Assentamento Oziel Pereira como fonte de renda no município de Remigio - PB
Autor(es): Silva, Rosa Balbino da
Palavras-chave: Produção artesanal
Louças de barro
Artesanato indígena
Cultura ceramista
Mulher trabalhadora
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: A influência das atividades econômicas permeia diversos fatores culturais da sociedade e do ambiente onde se vive, produzindo estilos e meios de vida. A cultura de loucas artesanais produzidas a partir do barro é uma atividade milenar, que vem resistindo aos respaldos da indústria moderna, atrelados aos grandes avanços tecnológicos na atualidade. Essa é uma atividade oriunda de povos indígenas que por muitos anos ocuparam todo o território brasileiro, e que no decorrer da história foram sendo dizimados pela cultura branca (colonizadores), na qual essa vem demonstrando sua força em meio a um processo secular. O objetivo principal desse trabalho foi diagnosticar o perfil cultural e socioeconômico da produção de louças no Assentamento Oziel Pereira como fonte de renda no Município de Remigio-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa encontra-se organizada em três partes, em que as temáticas se interligam entre si, desde a fundamentação teórica, passando pela caracterização da área estudada até chegar à pesquisa realizada in loco. O método aplicado foi o empírico apoiado na técnica observatória. Esse método é baseado na experiência comum e na observação; um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não apenas em teorias. Foi realizada uma entrevista in loco, na modalidade oral, com a representante Ivaneide dos Santos, da Tapera Artesanal do Assentamento Oziel Pereira, no Município de Remígio-PB, através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, no qual essa parte representou a pesquisa em si, ou seja, na qual se buscou os resultados e discussão desse trabalho. A presente entrevista foi realizada em duas etapas: uma em agosto de 2017 e a outra em março de 2018. Através dessa entrevista foi possível revelar que, o processo de produção ceramista tem contribuído para o crescimento econômico e sociocultural e de integração entre a comunidade e o meio urbano de Remígio, intensificando a divulgação dos trabalhos artesanais direcionados por essa atividade. Como a culinária, a produção ceramista da comunidade que se destaca pela fabricação de panelas, vasos, fogareiros, animais, sandálias de couro entre outros, estando esses produtos em estoque na parte interna e externa na Tapera, afim de serem comercializados nas feiras da região e/ou a comerciantes estabelecidos na cadeia de produção. Conclui-se que a produção de louças a partir do trabalho desenvolvido pelas mulheres e os jovens da localidade, vem apresentado um desenvolvimento considerável da economia informal, que tem se tornado cada vez mais importante, tanto para comunidade, como para o próprio Município de Remígio e região.
Descrição: SILVA, R. B. da. Diagnóstico cultural e socioeconômico da produção de louças de barro no Assentamento Oziel Pereira como como fonte de renda no município de Remigio - PB. 2018. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17595
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa Balbino da Silva.pdf675.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.