Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17598
Título: Uma leitura do espaço a partir das vivências e permanências na feira livre do município de Soledade - PB
Autor(es): Martins, Silvia Gomes
Palavras-chave: Feira livre
Espaço geográfico
Comercio informal
Economia
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Feira Livre do Município de Soledade-PB, pode-se constatar as características, peculiaridades, desafios e vivências do dia a dia. O Objetivo Geral do trabalho foi investigar, a partir da categoria espaço geoTabela, o perfil dos feirantes e frequentadores desta Feira Livre; como Objetivos Específicos buscou-se analisar o perfil dos feirantes e clientes; investigar os problemas estruturais e físicas do Mercado Público e realizar uma abordagem social das relações constituídas no território da Feira. Diante da modernização presente na atualidade, as feiras livres, um espaço dinâmico e recorrente na economia, persistem e se adapta, mostrando sua importância e capacidade de permanecer. A pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa, fazendo uso de levantamento de fontes primárias e secundárias, tendo por instrumento o Questionário(aberto) e a técnica de Entrevista Semidiretiva, levantando subsídios para análise geográfica e da situação socioeconômica e cultural da Feira de Soledade. Em um esforço considerável visando o objetivo de conseguir uma leitura aproximativa da realidade desafiada pela pesquisa a amostra foi constituída por 48 feirantes e usuários, selecionados por meio de uma amostragem não probabilística e escolhidos de forma arbitrária, trabalhamos com algumas variáveis. A exemplo de faixa etária dos feirantes e comerciantes, renda, local de procedência dos mesmos e dos produtos comercializados, formação familiar, grau de instrução entre outros. Utilizamos a abordagem qualitativa na análise das entrevistas com feirantes e frequentadores e Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Soledade, que se dispuseram e colaboraram na coleta de informações, todas as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas; também realizamos observações em campo, tudo isso em registro no Diário de Campo. Recorremos à análise documental dos registros fornecidos pelo curador do Museu Benedito Filgueiras de Gois Para dar respaldo teórico o trabalho está fundamentado em autores como Costa (2003), Godoy (2007), Araújo (2011), Sato (2007), Sousa (2004) e outros. Apesar da importância socioeconômica das feiras livres, raros são os trabalhos de pesquisa nesta área, e quando existem possuem um caráter mercadológico, perdendo de vista os aspectos econômicos, culturais e ambientais, pontos abordados na pesquisa, assim como as relações entre os personagens da Feira Livre de Soledade-PB. Os Resultados alcançados mostraram uma diversidade cultural, social e práticas do cotidiano que possibilitam a tenacidade da presença desta Feira.
Descrição: MARTINS, S. G. Uma leitura do espaço a partir das vivências e permanências na feira livre do município de Soledade - PB. 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17598
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Gomes Martins.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.