Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17613
Título: As contribuições do reforço escolar na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Santos, Maisa Janielly Targino dos
Palavras-chave: Reforço escolar
Processo de ensino e aprendizagem
Leitura e escrita
Ensino fundamental I
Data do documento: 2018
Resumo: Compreende-se que cada indivíduo tem seu ritmo próprio de assimilação de informações podendo levar anos para desenvolver as habilidades necessárias para ler e escrever. Neste sentido como reforço escolar contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental? O objetivo deste estudo é investigar as contribuições do reforço escolar no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I. A abordagem metodológica desta pesquisa classifica-se como qualitativa em educação, incialmente bibliográfica, posteriormente exploratória, culminando em uma pesquisa de campo. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado, com questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram professoras do ensino regular da Escola Municipal do Ensino Fundamental Desembargador Braz Barachy e no Colégio Ágape, ambas situadas no município de Pilões-PB e professoras de reforço escolar. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de: Libâneo (2008) Paro (2016), Souza (2002). Os resultados deste estudo apontam o reforço escolar como auxilio para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita no processo de alfabetização.
Descrição: SANTOS, M. J. T. dos. As contribuições do reforço escolar na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17613
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maisa Janielly Targino dos Santos.pdfPDF - Maisa Janielly Targino dos Santos4.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.