Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17619
Título: Um olhar geográfico sobre a atividade turística em Areia/PB
Autor(es): Filgueira, Karlla Vitória Santos
Palavras-chave: Turismo
Cultura
Brejo paraibano
Paisagem
Data do documento: 2018
Resumo: As viagens surgiram desde os primórdios da humanidade, já que sempre existiu tal atividade e as motivações eram as mais diversas, o presente trabalho analisou algumas etapas do desenvolvimento do turismo no Brasil e no mundo. O turismo é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, nas suas diferentes formas e segmentos. O estudo geográfico dessa perspectiva é de suma importância para da prática do turismo, pois, através do consumo da paisagem, podemos analisar aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Portanto, a ciência geográfica não pode ser separada da prática do turismo, já que o objeto de consumo do turismo é o espaço geográfico. O objetivo desse trabalho é mostrar o crescimento e desenvolvimento do turismo na cidade de Areia-PB no brejo paraibano, fazer uma análise da influência cultural do brejo, no município, descrever os eventos turísticos, rotas culturais e observar esses aspectos pelos olhares geográficos desenvolvidos durante a trajetória acadêmica e pelas literaturas utilizadas. Areia possui um grande potencial turístico que se relaciona com fenômenos geográficos marcantes, como, clima, relevo e vegetação. Areia se encontra no alto do Planalto da Borborema, há 130 km da capital, possui um clima agradável que atrai pessoas para desfruta-lo, vegetação de Mata Atlântica com áreas de preservação. Os dados foram coletados através de pesquisas bibliográficas e trabalho de campo, o que contribuiu para registros fotográficos e construção textual do trabalho. Foram utilizados autores que contribuído para a formação textual do trabalho como: CRUZ, 2003; BRASILEIRO, 2012; COLANTUONO, 2015; DIAS e AGUIAR, 2002; MARQUES, 2013; MOREIRA E MORAES, 2009; MOREIRA, 2014; MAQUETE, 2001; NUNES, 1986; PANOSSO NETTO E TRIGO, 2009; SPOSITO, 2004. O resultado da pesquisa se divide em três partes importantes: a primeira foi à influência da cultura no município de Areia/PB, a segunda está relacionada aos eventos turísticos e rotas culturais da cidade, e a terceira parte foi o olhar geográfico do turismo e dos pontos turísticos do lugar. Foi usado o método fenomenológico, pois o trabalho descreve fatos e fenômenos que são de essência eidética, analisada a partir da consciência desses mesmos fenômenos. O trabalho propõe uma viagem de conhecimento e saberes no município serrano, conhecer as belezas e encantos de uma cidadezinha que possui títulos como o de cidade turística e cultural, terra da cachaça e da rapadura.
Descrição: FILGUEIRA, K. V. S. Um olhar geográfico sobre a atividade turística em Areia/PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17619
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karlla vitória Santos Filgueira.pdfPDF - Karlla vitória Santos Filgueira5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.