Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17622
Título: Religiosidade popular: queimagem de flores na comunidade de Oiticica município de Dona Inês-PB
Autor(es): Tomaz, José Janielson Alves
Palavras-chave: Religião
Mês Mariano
Oiticica-PB
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e demais interessados a tradicional prática religiosa da queimagem das flores, realizada na localidade rural de Sitio Oiticica município de Dona Inês/PB, nossa pesquisa favorece a ampliação e fortalecimento da identidade deste povo, além de identificar característica desta prática vinculada ao catolicismo popular, neste caso extremamente devoto ao culto Mariano. O texto aborda a essência do ritual e as características da queimagem de flores, através da qual pretendemos compreender o sentido e significado desta manifestação na visão de seus praticantes. O recorte temporal dessa pesquisa abrange os anos da década de 1970 quando, ainda, se praticava a queimagem de flores, realizada pelos primeiros moradores, até os dias atuais. Buscamos analisar, ainda, a importância cultural do fenômeno, a partir de suas perspectivas sociais e religiosa. Trata-se de uma pesquisa de campo, que busca compreender as informações necessárias sobre esta manifestação popular, utilizando imagens que se relacionam ao culto Mariano, além de entrevistas com as rezadeiras (os), ou seja, dos relatos orais e consequentemente da memória destas pessoas, observamos parte de suas performances, vinculada aos moradores membros de famílias tradicionais da localidade, dessa forma pudemos descrever as etapas e características deste evento. Além da pesquisa de campo a pesquisa bibliográfica foi importante para a análise das fontes levantadas, entre os autores utilizados podemos destacar: Le Goff (1990) Durkheim (1989), Peter Burk (1990), Halbwachs (1990) e Eduardo Hoornaert (1974).
Descrição: TOMAZ, J. J. A. Religiosidade popular: queimagem de flores na comunidade de Oiticica município de Dona Inês-PB. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17622
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Janielson Alves Tomaz.pdfPDF - José Janielson Alves Tomaz6.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.