Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17627
Título: Gêneros orais no ensino de língua portuguesa: uma proposta a partir da sequência didática
Autor(es): Silva, Lariza Jéssica da
Palavras-chave: Gêneros orais
Prática discursiva
Sequência didática
Entrevista
Língua portuguesa
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância dos gêneros orais através de práticas discursivas no contexto das aulas de língua portuguesa do Ensino Médio em uma escola pública localizada na zona da mata paraibana. Ao observar as orientações dos PCN para o trabalho com gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa, apreendemos a inclusão da concepção de língua segundo o caráter sociointeracionista. No entanto, a raridade na abordagem dos gêneros orais como instrumento de ensino nas aulas de língua materna revela um problema a ser considerado na prática pedagógica, uma vez que os gêneros orais possuem características que contribuem para o desenvolvimento sociocomunicativo dos alunos. Para fundamentar nossa discussão, selecionamos o aporte teórico de autores como: Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Dolz e Schneuwly (2004), Bezerra (2010), entre outros. A princípio, estabeleceremos uma breve abordagem reflexiva da teoria desenvolvida acerca dos gêneros textuais/ discursivos; em segundo lugar trataremos especificamente dos gêneros orais; em terceiro lugar, realizaremos uma análise do tratamento oferecido aos gêneros orais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio; e, por fim descreveremos e analisaremos a aplicação em sala de aula de uma sequência didática que visa o trabalho com o gênero oral formal público entrevista. Diante disso, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada inserida no viés qualitativo, acerca dos gêneros orais como instrumento de aprendizagem no ensino de língua portuguesa a partir de uma sequência didática com ênfase no gênero oral formal público entrevista. Dessa forma constatou-se a importância da sistematização do ensino com os gêneros orais, proporcionado pelo procedimento da sequência didática com o objetivo de instruir os alunos para as situações comunicativas púbicas, além de apontar a pouca ênfase dada ao trabalho sistemático com os gêneros orais no contexto das aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
Descrição: SILVA, L. J. da. Gêneros orais no ensino de língua portuguesa: uma proposta a partir da sequência didática. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17627
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lariza Jéssica da Silva.pdfPDF - Lariza Jéssica da Silva9.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.