Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17629
Título: Reflexões acerca da variação linguística a partir de questões propostas no ENEM
Autor(es): Silva Júnior, Elias Anézio da
Palavras-chave: Variação linguística
ENEM
Sociolinguística
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho aponta para um estudo dos conceitos de linguística, variações linguísticas, sociolinguística, bem como uma breve apresentação sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com ênfase na análise de questões acerca da variação linguística. Para tanto, foram consultados os PCN de Língua Portuguesa (1998), assim como escritos de autores como Bagno (2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2005), os quais discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa e das diferenças dialetais existentes em nosso país, para dessa forma, conseguirmos avaliar algumas questões do ENEM (2015,2016 e 2017), de modo a ressaltar a inserção da temática “variação linguística” em uma avaliação muito importante nacionalmente. Nessa direção, esse estudo provoca uma reflexão acerca do nosso papel diante do impacto social oriundo da heterogeneidade linguística, o que nos permite um olhar mais sensível acerca do preconceito linguístico que tanto marginaliza os sujeitos sociais.
Descrição: SILVA JÚNIOR, E. A. da. Reflexões acerca da variação linguística a partir de questões propostas no ENEM. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17629
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elias Anézio da Silva Júnior.pdfPDF - Elias Anézio da Silva Júnior4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.