Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17636
Título: "A bela Lulu": estereótipos de gênero e empoderamento feminino
Autor(es): Cruz, Jaciele da Silva
Palavras-chave: Estereótipos de gênero
Feminismo
Desenhos animados
Data do documento: 2018
Resumo: A sociedade contemporânea necessita que os direitos das mulheres sejam respeitados e garantidos, além da necessidade de combate à violência contra as mesmas. Para tanto, os diversos âmbitos sociais e produções culturais precisam promover a igualdade entre gêneros desde a mais tenra idade. Observa-se que as produções audiovisuais possuem um papel relevante na construção ou desconstrução de estereótipos socialmente convencionados, o que pode auxiliar na legitimação, visibilidade e reconhecimento dos direitos femininos na sociedade. Sendo assim, este trabalho busca refletir acerca da desconstrução do estereótipo e empoderamento feminino por meio do episódio “A bela Lulu” da animação canadense e norte-americana Luluzinha (1995), inspirada nas HQ‟s produzidas por Marjorie Henderson Buell. Para fundamentar esta pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório de cunho documental, utilizamos as contribuições de Adichie (2015), Alves e Alves (2013), Beauvoir (1970), Butler (1990), Petchesky (1996) e Siqueira (2014) entre outros, a fim de fundamentar as reflexões teóricas aqui desenvolvidas.
Descrição: CRUZ, J. da S. "A bela Lulu": estereótipos de gênero e empoderamento feminino. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17636
Aparece nas coleções:46 - TCC
46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciele da Silva Cruz.pdfPDF - Jaciele da Silva Cruz4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.