Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17640
Título: Análise cultural da festa da Pedra Pão de Açúcar Tacima/PB
Autor(es): Souza, Tercio Felipe de
Palavras-chave: Cultura
Festa religiosa
Religiosidade
Data do documento: 2018
Resumo: A cultura compreende uma identidade específica de um determinado grupo de pessoas, implantada por seus comportamentos em meio à sociedade. As práticas culturais podem surgir por meio de diversos fatores, a religiosidade pode ser entendida como um fator fundamental na origem de uma prática cultural. O presente conteúdo apresenta a análise da festa da Pedra Pão de Açúcar evento que teve origem há um século, o mesmo que acontece anualmente no dia 15 de agosto. O cenário onde se descreve essa festividade é no município de Tacima – PB, porém Caiçara e Logradouro cidades paraibanas estão diretamente conectadas a este evento. Este trabalho tem por principais objetivos analisar a origem do evento e a importância que o mesmo tem para os moradores dessa localidade, verificar as principais mudanças ocorridas no decorrer do tempo, compreender a relação entre os espaços sagrado e profano presente nesse evento, além de analisar esse festejo como um atrativo cultural. A linha de pesquisa utilizada foi a geografia cultural da percepção, sendo a pesquisa feita de maneira descritiva e quantitativa, o trabalho foi conduzido em sua formação através de conteúdos teóricos sendo usado livros, artigos e monografias e da pesquisa em campo, através da visita a área onde acontece a festa da Pedra Pão de Açúcar e ainda entrevistas feitas por meio de um questionário aplicado aos moradores desta localidade. A análise cultural da festa da Pedra Pão de Açúcar possibilitou perceber a importância que este evento possui para os moradores desta localidade. A pesquisa contribuiu para mostrar que a cultura presente nesse festejo perdura a um século de história mantendo toda sua tradição e religiosidade embora sofrendo grandes mudanças com o passar do tempo.
Descrição: SOUZA, T. F. de. Análise Cultural da Festa da Pedra Pão de Açúcar Tacima/PB. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17640
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tercio Felipe de Souza.pdfPDF - Tercio Felipe de Souza5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.