Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17644
Título: As velhas benzedeiras/rezadeiras cacimbenses
Autor(es): Costa, Joalison de Sousa
Palavras-chave: Mulher
Benzedeiras
Rezadeiras
Memória
Data do documento: 2018
Resumo: Trata-se de estudo acerca da tradição presente no cotidiano de cidades interioranas onde se encontra a figura das velhas benzedeiras. O presente trabalho se propõe a analisar a prática da benzeção e os seus efeitos na vida de pessoas que se beneficiam com os resultados dessa técnica que para muitos é dom divino e para tantos apenas uma habilidade. Demonstrar-se-á também, os instrumentos utilizados pelas benzedeiras na execução de suas práticas cotidianas, a repercussão desse costume, bem como a aceitação da comunidade, elucidando, dentre outros aspectos, a experiência e conhecimento das benzedeiras residentes na cidade de Cacimba de Dentro2 -PB localizada no Curimataú paraibano, município em que a busca pelos saberes das benzedeiras e rezadeiras é prática recorrente. A construção desse trabalho baseia-se em inúmeras narrativas e vivências. Desta forma, por meio do discurso das entrevistadas encontra-se a possibilidade de registrar uma atividade que faz parte da cultura imaterial e que pode desaparecer em muitos lugares. Outrossim, indispensável se faz as contribuições de autores como Portelli (1997), Le Goff (1990), Bergson (2011), Pesavento (2014) Theotonio (2007) e Oliveira ( 1985 ), diálogos que foram essenciais para compreensão da vivência e importância do grupo social das benzedeiras/ rezadeiras.
Descrição: COSTA, J. de C. As velhas benzedeiras/rezadeiras cacimbenses. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17644
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joalison de Sousa Costa.pdfPDF - Joalison de Sousa Costa3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.