Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654
Título: | O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula |
Autor(es): | Targino Filho, José Carlos |
Palavras-chave: | Geografia Música Ensaio |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | É notório que há uma necessidade de tentar novos métodos e maneiras mais satisfatórias para essa relação ensino e aprendizado. A música está presente no ser humano desde o primeiro contato na barriga da mãe, as batidas do coração iniciam uma relação sonora e afetiva entre a mãe e o bebê. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de paródias como proposta metodológica no ensino da geografia. Relatando desse modo, a experiência vivenciada através do uso de paródias e ressaltar sua contribuição para o ensino da Geografia. A contribuição dessa ferramenta didática torna a aula de Geografia mais participativa, satisfatória e envolvente. Inicialmente, foram feitos levantamentos relacionados aos conteúdos a serem trabalhados com a música em sala de aula; em seguida as sugestões vindas foram sendo analisadas numa construção mais participativa e democrática com os alunos, para elaboração das paródias e suas interpretações. A pesquisa foi realizada através das aulas de Estágio Supervisionado III, com a intenção de se obter uma maior aproximação entre a teoria e a prática. Ao perceber que a música aproxima professor e aluno, percebe-se que é necessário ir além de apenas estágios; mas, lançar as sementes que o Campo acadêmico é capaz de realizar nas escolas. Deixar uma proposta que pode somar a tantas tentativas em busca de um melhoramento nas relações escolares. Ver nas paródias uma ferramenta didática, que envolve, causa satisfação, facilita e possibilita troca de conhecimentos, diminuindo barreiras entre professor e alunos. Trabalhar a música de forma planejada, compartilhada e com finalidades estratégicas para o aprendizado de diversos temas do currículo escolar, permite avanços e resultados qualitativos para o sistema educacional e para as relações sociais e escolares. Foi a partir dessa experiência vivenciada, que se percebeu uma série de contribuições e evoluções positivas nas aulas de geografia. |
Descrição: | TARGINO FILHO, J. C. O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Carlos Targino Filho.pdf | PDF - José Carlos Targino Filho | 8.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.