Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654
Título: O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula
Autor(es): Targino Filho, José Carlos
Palavras-chave: Geografia
Música
Ensaio
Data do documento: 2018
Resumo: É notório que há uma necessidade de tentar novos métodos e maneiras mais satisfatórias para essa relação ensino e aprendizado. A música está presente no ser humano desde o primeiro contato na barriga da mãe, as batidas do coração iniciam uma relação sonora e afetiva entre a mãe e o bebê. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de paródias como proposta metodológica no ensino da geografia. Relatando desse modo, a experiência vivenciada através do uso de paródias e ressaltar sua contribuição para o ensino da Geografia. A contribuição dessa ferramenta didática torna a aula de Geografia mais participativa, satisfatória e envolvente. Inicialmente, foram feitos levantamentos relacionados aos conteúdos a serem trabalhados com a música em sala de aula; em seguida as sugestões vindas foram sendo analisadas numa construção mais participativa e democrática com os alunos, para elaboração das paródias e suas interpretações. A pesquisa foi realizada através das aulas de Estágio Supervisionado III, com a intenção de se obter uma maior aproximação entre a teoria e a prática. Ao perceber que a música aproxima professor e aluno, percebe-se que é necessário ir além de apenas estágios; mas, lançar as sementes que o Campo acadêmico é capaz de realizar nas escolas. Deixar uma proposta que pode somar a tantas tentativas em busca de um melhoramento nas relações escolares. Ver nas paródias uma ferramenta didática, que envolve, causa satisfação, facilita e possibilita troca de conhecimentos, diminuindo barreiras entre professor e alunos. Trabalhar a música de forma planejada, compartilhada e com finalidades estratégicas para o aprendizado de diversos temas do currículo escolar, permite avanços e resultados qualitativos para o sistema educacional e para as relações sociais e escolares. Foi a partir dessa experiência vivenciada, que se percebeu uma série de contribuições e evoluções positivas nas aulas de geografia.
Descrição: TARGINO FILHO, J. C. O uso de paródias para auxiliar o aprendizado em sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17654
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Targino Filho.pdfPDF - José Carlos Targino Filho8.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.