Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17663
Título: Apenas 3%: reflexões sobre meritocracia
Autor(es): Fernandes, Joel Vicente
Palavras-chave: Mérito
Meritocracia
Série audiovisual
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre as definições de mérito e meritocracia representadas na série audiovisual “3%” (2016), a partir dos diálogos dos personagens presentes no enredo, com destaque para Ezequiel (João Miguel), para tanto, buscando compreender de que forma o seriado, enquanto um produto cultural carregado de significados aborda a relação do mérito ao indivíduo. Identificando governos cuja base extrema esteja no projeto de viés meritocrático, enquanto provedores de mecanismo de opressão, e imiscuindo-se de quaisquer relações com a vida dos sujeitos fazendo-o acreditar na ideia de incapacidade por não ter méritos suficientes no projeto de ascensão da narrativa distópica que propomos analisar, mantendo assim a manutenção de uma baseada na meritocracia. Recorremos aos diversos referenciais teóricos como as questões do Audiovisual, História e a definição de Meritocracia, destacamos as leituras de Bobbio (1998) Napolitano (2008), Ferro (1992), Barros (2011), Dubet (2004) e Barbosa (2003), a fim de estruturar o presente trabalho o qual tem como cunho uma pesquisa de revisão bibliográfica em diálogo com nossa leitura da narrativa audiovisual seriada.
Descrição: FERNANDES, J. V. Apenas 3%: reflexões sobre meritocracia. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17663
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joel Vicente Fernandes.pdfPDF - Joel Vicente Fernandes3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.