Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17665
Título: Por um mundo mais filógino: educação e feminismo
Autor(es): Rosário, Renata Pereira Padilha do
Palavras-chave: Feminismo
Educação
Chimamanda
Data do documento: 2018
Resumo: As desigualdades entre homens e mulheres são construções sociais e estão naturalizadas na sociedade contemporânea em um processo cultural. É comum que meninas sejam educadas para serem sensíveis/agradáveis, moldando um comportamento submisso, já os meninos adquirem características de dominação. Assim, no presente artigo buscou-se analisar algumas ideias formuladas na obra Para educar crianças feministas – um manifesto, escrita por Chimamanda Ngozi Adichie e sua relação com uma nova prática educativa, capaz de reduzir os preconceitos de gênero. Além disso, buscou-se fundamentar o trabalho trazendo algumas reflexões sobre a proposta de criação de um mundo amigo das mulheres, defendido por Margareth Rago. Dessa forma, este estudo deixa como contribuição uma discussão que fortalece a importância da aprendizagem voltada para as discussões em torno das relações de gênero, que devem ser trabalhadas dentro da sala de aula, mostrando como os comportamentos se perpetuam no embasamento de parâmetros sociais sexistas.
Descrição: ROSÁRIO, R. P. P. do. Por um mundo mais filógino: educação e feminismo. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17665
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Pereira Padilha do Rosário.pdfPDF - Renata Pereira Padilha do Rosário4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.