Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17667
Título: Aspectos da autonomia infantil em Um país chamado infância
Autor(es): Costa, Geiziane Rodrigues da
Palavras-chave: Literatura infantil
Relações sociais
Autonomia
Educação
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo apresenta uma leitura sobre a representação da criança na literatura, mas especificamente relativa a aspectos da autonomia da criança presente nas tramas de cinco primeiras crônicas da segunda seção “momentos inesquecíveis”, do livro Um país chamado infância, de Moacyr Scliar, publicado em 1989. O objetivo está em analisar como a personagem infantil é representada durante as narrativas, levando em consideração os sentimentos afetivos e os conflitos que interferem no contexto escolar e na relação familiar, especialmente, entre pai e filho. Este é um estudo de natureza analítico-interpretativo do texto literário cuja fundamentação bibliográfica conta com autores como Piaget (1978), Nogueira e Pilão (1998), Zilberman (1998, 1987, 1985) Benjamin, (1984) dentre outros. Verificamos o discurso de que, na infância, os sujeitos pelejam automaticamente por uma liberdade, independência e autonomia. Assim, a leitura das crônicas em torno da representação da infância acaba por pautar a reflexão referente a certas questões no que diz respeito à formação social do indivíduo. Refletir sobre tal representação contribuir para que identifiquemos a literatura sob uma ótica mais contextualizada, transformadora, comprometida uma ação educativa.
Descrição: COSTA, G. R. da. Aspectos da autonomia infantil em Um país chamado infância. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17667
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geiziane Rodrigues da Costa.pdfPDF - Geiziane Rodrigues da Costa3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.