Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17668
Título: A hora da estrela: aspectos identitários da personagem Macabéa
Autor(es): Silva, Eriberto Couto da
Palavras-chave: Migração
Identidade
Linguagem
Interação
Desigualdade social
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo apresenta uma análise relativa às identidades socioculturais na pós- modernidade, mas especificamente as do migrante nordestino presente na obra “A hora da estrela” de Clarice Lispector, publicado em 1977. Em função disso, faremos uma leitura das relações sociais estabelecidas pela personagem principal. Para tanto, levamos em conta os fenômenos de migração, globalização, conceitos de identidade e linguagem. Nosso objetivo é analisar como são apresentadas as identidades socioculturais da personagem Macabéa na obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, levando em consideração o domínio da linguagem como assunção de identidades antes “invisíveis” socialmente. Este trabalho é, pois, um estudo de natureza analítico-interpretativo da obra literária cuja pesquisa é de caráter bibliográfica; nela constam estudos teóricos dos principais autores como: Hall (1999), Santos (1994), Bakhtin (2006), Lopes (2003) dentre outros que contribuíram para fundamentar este trabalho. Constatamos, portanto, que o domínio da linguagem é importante para a assunção de identidades que estavam “invisíveis” socialmente.
Descrição: SILVA, E. C. da. A hora da estrela: aspectos identitários da personagem Macabéa. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17668
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eriberto Couto da Silva.pdfPDF - Eriberto Couto da Silva2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.