Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Franciele Cheila da Rocha-
dc.date.accessioned2018-12-11T16:24:37Z-
dc.date.available2018-12-11T16:24:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673-
dc.descriptionNASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractCompreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia? O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976), Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos, portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleConcepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciele Cheila da Rocha NascimentoPDF - Franciele Cheila da Rocha Nascimento2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.