Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17674
Título: Conhecimento tradicional e profecias de inverno e seca em comunidades rurais no município de Alagoa Grande/PB, nordeste do Brasil
Autor(es): Silva, Cassiano Matias da
Palavras-chave: Profetas da chuva
Profecias
Experiências
Data do documento: 2018
Resumo: Os agricultores da região Nordeste do Brasil possuem a habilidade de perceber, através da observação da natureza, informações sobre a previsão do tempo. As profecias de inverno e seca se dão através do contato com a natureza, que permite aos profetas da chuva acumularem conhecimentos e experiências que são fundamentais para a formulação de suas previsões. A pesquisa objetivou registrar os conhecimentos tradicionais dos profetas da chuva nas comunidades rurais de Rapador, Covão, Zumbi e Assentamento Monsenhor Luigi Pescarmona, localizadas no município de Alagoa Grande/PB, na microrregião da Brejo Paraibano, além de fazer um levantamento dos indicadores ambientais que norteiam a realização de profecias de inverno e seca nessas comunidades, bem como averiguar até que ponto essas profecias orientam as práticas produtivas dessas populações. A pesquisa teve início em outubro de 2017 com término em novembro de 2018, as entrevistas foram realizadas com 40 profetas da chuva, com idade variando entre 31 e 87 anos, sendo 25 homens e 15 mulheres. Para identificar os profetas da chuva nas comunidades, aplicou-se o método bola de neve (SnowBall), juntamente com formulários semiestruturados e gravação de áudio de todos os informantes. Obteve-se como indicadores de inverno e seca 15 espécies da flora, 27 espécies da fauna, 7 dias santos, 8 elementos atmosféricos, 3 datas específicas e 9 astros. Compreendeu-se que os entrevistados detêm um grande conhecimento acerca do funcionamento da natureza, adquiridos através de suas próprias observações e por meio de narrativas orais provenientes seus parentes e pessoas da comunidade, tendo como prioridade os informantes mais velhos de seu convívio. Essa aprendizagem ocorre a partir dos anos iniciais da infância até a juventude. Verificou-se que há uma preferência, entre os entrevistados, pelas informações do tempo obtidas da natureza em relação os da dados oriundos da meteorologia. Conclui-se que as experiências e profecias de chuva e seca são importantes para atividades agropecuárias de base familiar realizadas nas comunidades estudadas. Assim a criação de serviços de extensão rural e incentivo para os profetas divulgarem as suas previsões do tempo para outras áreas do Nordeste, tem como finalidade resgatar os conhecimentos tradicionais e deixar o legado desse povo para as futuras gerações.
Descrição: ALMEIDA, C. M. da S. Conhecimento tradicional e profecias de inverno e seca em comunidades rurais no município de Alagoa Grande/PB, nordeste do Brasil. 2018. 115f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17674
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassiano Matias da Silva.pdfPDF - Cassiano Matias da Silva17.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.