Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17677
Título: Etnoclimatologia, profetas da chuva e sinais da natureza
Autor(es): Silva, Givanildo Rosa da
Palavras-chave: Profetas da chuva
Etnoclimatologia
Araçagi
Data do documento: 2018
Resumo: A etnoclimatologia é um ramo da climatologia que se mostra como instrumento de adaptação e sobrevivência nas comunidades rurais frente às condições climáticas do semiárido brasileiro, como também em outros biomas. São denominados profetas da chuva, os agricultores que detém conhecimentos baseados nos sinais da natureza para realizarem os seus prognósticos. A pesquisa objetivou analisar os discursos acerca das previsões da meteorológicas popular/etnoclimatologia tendo com base nos prognósticos realizados pelos profetas da chuva através dos sinais da natureza no município de Araçagi/PB. Foram realizadas 50 entrevistas com informantes, totalizando 40 homens e 10 mulheres. As entrevistas obedeceram a um questionário/formulário com perguntas abertas e entrevistas semiestruturadas. Utilizamos como metodologia snowboll também denominada de bola de neve. Obteve-se como indicadores de chuva treze espécies da flora, vinte e uma espécies da fauna, onze espécies de aves, oito dias santos, dez elementos atmosféricos e seis astros. Constatou-se por meio deste trabalho que os agricultores ainda utilizam estes saberes populares/etnoclimatologia em seu cotidiano para elaborar previsão de inverno e seca, mesmo diante das mudanças climáticas. Concluímos que apesar dos avanços tecnológicos modernos de meteorologia, os agricultores ainda depositam maior confiança nas experiências tradicionais do que na mídia televisiva e radiofônica. Durante a pesquisa podemos verificar que a categoria elementos atmosféricos, astros e fauna obtiveram maior numero de citações. Verificamos ainda que as pessoas mais velhas detém maior conhecimento tradicional para realizar os prognósticos de chuva e seca.
Descrição: SILVA, G. R. da. Etnoclimatologia, profetas da chuva e sinais da natureza: experiências de inverno e secas. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17677
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Givanildo Rosa da Silva.pdfPDF - Givanildo Rosa da Silva8.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.