Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1769
Título: Avaliação da atividade antifúngica in vitro de extratos vegetais sobre Fusarium solani, causador de fitopatologias em culturas de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.)
Autor(es): Ricardo, Bruno Costa
Palavras-chave: Fungos
Atividade Antifúngica
Farmácia
Batata-doce
Extratos Vegetais
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Fusarium solani é um fungo causador de fitopatologias em cultura de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) podendo ocasionar grandes perdas nas colheitas. O uso indevido de fungicidas e/ou outros agentes antimicrobianos induziram ao longo dos anos o fenômeno da resistência das espécies, fator determinante na necessidade premente de buscar antifúngicos eficazes, através de estudos envolvendo plantas como uma importante ferramenta na busca de novas substâncias com atividade antifúngica. Neste contexto o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antifúngica in vitro de extratos vegetais obtidos das espécies Anacardium occidentale L., Anadenanthera macrocarpa Benth., Myracrodruon urundeuva Fr. All., Rosmarinus officinalis L., Stryphnodendron coriaceum Beth., Ximenia americana L. sobre uma linhagem de Fusarium solani. Para o estudo da atividade antifúngica, utilizou-se a linhagem fúngica previamente identificada e cultivada em placas de Petri contendo Ágar Sabouraud (DIFCO) e incubadas a 32°C/72h. Após este período de incubação, preparou-se uma suspensão fúngica (escala 0,5 de McFarland) a qual foi semeada na superfície de placas contendo Agar Sabouraud. Em seguida, foram realizadas seis cavidades (6 mm) eqüidistantes nas quais adicionou-se 50μL de cada extrato. As placas foram incubadas em estufa a 32°C/72h e após este período, realizou-se a leitura, considerando-se ativo aquele produto que apresentasse halo de inibição de crescimento. Não foi observada a presença de halos de inibição de crescimento para nenhum dos extratos testados. Estes extratos não apresentam atividade antifúngica. Entretanto, esta pesquisa abre espaço para outras envolvendo diferentes metodologias e buscando o conhecimento dos mecanismos de resistência versus atividade antimicrobiana, assim, contribuindo para o controle biológico na agricultura.
Descrição: RICARDO, B. C. Avaliação da atividade antifúngica in vitro de extratos vegetais sobre Fusarium solani, causador de fitopatologias em culturas de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.). 2010. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1769
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Costa Ricardo.pdfBruno Costa Ricardo757.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.