Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17690
Título: A dança folclórica na escola: vivências de um projeto Sementinha Cultural da Escola Ildefonso Anselmo da Silva
Autor(es): Costa, Vilma Enéas da
Palavras-chave: Dança folclórica
Cultura regional
Educação física escolar
Amparo - PB
Ensino Fundamental
Data do documento: 27-Abr-2018
Resumo: O presente relato descreve como foi trabalhar o projeto de dança folclórica na escola Ildefonso Anselmo da Silva, localizada em Amparo-PB. Ao verificar que a dança não fazia parte do currículo escolar da disciplina da educação física na referida escola, surgiu o desejo de criar esse projeto e incluir a dança folclórica. Assim, teve inicio o projeto, com o objetivo de acrescentar a dança ao currículo da disciplina de educação física e contribuir com a formação dos educandos, além de demonstrar a importância da dança nordestina para a nossa cultura local. O grupo contou com 30 participantes do ensino fundamental II, participando de aulas teóricas e praticas. Ainda foram realizadas diversas atividades com materiais alternativos para que existisse uma interação entre o corpo e o objeto, ademais, também foram criadas duas coreografias com o ritmo xaxado. O grupo que recebeu o nome Sementinhas da Cultura ainda foi socializado no município. Deste modo, considera-se que foram inúmeros os benefícios de se trabalhar com a dança folclórica entre os jovens, tanto contribuiu para um corpo e uma mente mais saudável, como ainda ajuda na formação educacional e enquanto ser humano.
Descrição: COSTA, V. E. A dança folclórica na escola: vivências de um projeto Sementinha Cultural da Escola Ildefonso Anselmo da Silva. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17690
ISSN: CDD 372.86
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilma Eneas da Costa.pdfPDF - Vilma Eneas da Costa736.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.