Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17704
Título: Diagnóstico do arquivo documental do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho - SENAI
Autor(es): Costa, Danielly Steffany Estevam da
Palavras-chave: Arquivos escolares
Diagnóstico arquivístico
SENAI
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico do arquivo documental do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho (CEP ORC), unidade operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (SENAI-PB). As instituições escolares guardam documentos que são meios de prova para alunos e a administração; e que possuem valor informativo, histórico e cultural. A preservação e organização desses documentos torna-se assim necessária para propiciar a rapidez no acesso à informação. Para a elaboração do diagnóstico do arquivo realizou-se, além de uma pesquisa documental, um estudo empírico exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. O CEP ORC possui cerca de 700 alunos matriculados e seus recursos humanos estão distribuídos nos setores: Almoxarifado, Coordenação Pedagógica, Patrimônio, Infraestrutura, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Setor de Compras, Setor Financeiro e Superintendência da Tecnologia da Informação, todos com arquivos setoriais. Os participantes da pesquisa foram os responsáveis por cada setor. A técnica de observação assistemática direta e o questionário estruturado foram usados para a coleta de dados que gerou o diagnóstico. Os setores da instituição são responsáveis pela produção de documentos, que são despachados para o arquivo central quando seu uso não é frequente. Com exceção da Coordenação Pedagógica, que faz eliminação quando existe duplicidade do documento, nos demais inexiste descarte. O Arquivo Central do CEP ORC está organizado por fundos documentais. Identificou-se o interesse da instituição em preservar seus documentos e sua história; e se propôs um layout de arranjo físico para o Arquivo Central e ferramentas para sua organização.
Descrição: COSTA, D. S. E. da. Diagnóstico do arquivo documental do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho - SENAI. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17704
ISSN: CDD 027.8
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Steffany Estevam da Costa.pdfDanielly Steffany Estevam da Costa8.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.