Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17708
Título: A personagem e a identidade feminina em Senhora de José de Alencar
Autor(es): Silva, Claudeilza Barbosa da
Palavras-chave: Mulher
História
Personagem
Data do documento: 2018
Resumo: A mulher, com o progresso da história, passou por transformações em várias instâncias: moral, afetiva, econômica, intelectual etc. Tais modificações foram importantes para estabelecer a posição de um gênero até então muito diferenciado na sociedade. É nesse ponto que este trabalho tem sua principal reflexão: A mulher como personagem na literatura, quer dizer, uma comparação da evolução da mulher na história e na literatura, a partir de suas diferentes qualidades perante o ângulo dos diferentes autores de cada período, explorando sempre fazer um paralelo da mulher na história – e na literatura – ficção. É objetivo, ainda, constatar o predomínio do masculino sobre a boa vontade feminina e a situação de que às mulheres se designava uma vida de submissão e dominação pelos pais, irmãos e maridos. Procura-se discutir essas relações considerando as circunstâncias da época, refletindo sobre as práticas sociais moldadas no patriarcado e na educação burguesa, que dispunha às mulheres a liberdade necessária apenas aos interesses do capital. A personagem Aurélia traz em si esses conflitos, os quais objetivavam, no interior da obra Senhora de José de Alencar, mostrar que ela deveria manter-se obediente às determinações masculinas, um procedimento utilizado pelo autor para evidenciar o ponto de vista sobre as mulheres importantes da época. O trabalho busca associar as temáticas da educação, casamento, comportamento e submissão com o contexto da sociedade no século XIX.
Descrição: SILVA, C. B. da. A personagem e a identidade feminina em Senhora de José de Alencar. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17708
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudeilza Barbosa da Silva.pdfPDF - Claudeilza Barbosa da Silva3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.