Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17710
Título: Memórias de "15 dias de regresso" de Olinda Beja
Autor(es): Silva, Grasiele Pereira da
Palavras-chave: Mestiçagem
Identidade
São Tomé e Príncipe
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo intitulado Memórias em “15 dias de regresso” de Olinda Beja tem como objetivo geral nos mostrar as memórias da personagem Olívia-Xininha, em dois aspectos considerados relevantes nessa obra: a identidade e a memória. Tem como ponto de partida perceber o que aconteceu na vida da personagem principal e dos demais a sua volta a partir do conflito gerado em torno de sua identidade e da memória afetada por suas lembranças. Com essa proposta iremos tratar da história Olívia-Xininha, crioula que vem em busca de suas origens em São Tomé e Príncipe, e mostra o reflexo da realidade de ser estrangeira na Europa e no seu país de origem. Olinda Beja expõe neste livro os dramas da mestiçagem, temática que se repete juntamente com a identidade e a memória. Na narrativa mantem presente uma narradora-personagem que assume as dificuldades e os dramas ligados ao seu passado, à distância da mãe e sua cultura. Para realizar a pesquisa em questão, escolhemos o método de coleta de dados baseado na pesquisa-ação, procurando dados sobre os assuntos e sobre a temática. Assim levar a todos um romance tão atual de uma autora que nunca negou suas origens, e que sempre abordou isso nos seu s livros, fazendo assim uma autobiografia de si, como se fosse sua história em cada personagem e história escrita. Faremos isso através da análise dos traços da realidade social encontrados no romance articulada à análise com as demais pesquisas feitas sobre a identidade e memórias aqui propostas. Sendo assim, o objetivo desta investigação é realizar uma observação mais detalhada do romance analisado, vendo suas memórias, e como foi sua visita a sua terra natal. Para o aporte teórico utilizaremos autores que estudam as temáticas de identidade (HALL, 2006-2011; CANDAU, 2011), e memória (POLLAK, 1989; HALBWACHS, 2006), além de análise bibliográfica de artigos para sustentação do texto analítico.
Descrição: SILVA, G. P. da. Memórias de "15 dias de regresso" de Olinda Beja. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17710
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Grasiele Pereira da Silva.pdfPDF - Grasiele Pereira da Silva3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.