Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17721
Título: Metamorfose de si: a construção identitária da Escola Senai em Campina Grande (1957-1964)
Autor(es): Souza, José Francisco Bernardo de
Palavras-chave: História
SENAI
Educação
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O presente estudo objetiva compreender como ocorreu a construção identitária da Escola SENAI em Campina Grande, através da análise nos registros memorialísticos presentes na obra “Uma escola e algo mais” do prof° Stênio Lopes. Nesse sentido, buscamos apresentar quais foram os indícios e sinais presentes nos registros memorialístico que envolveu o SENAI nesse processo de mudança nos anos de 1957 a 1960 e que contribuiu para a consolidação de uma imagem forjada sob o viés de “boa escola”. Somado a isso, através dos textos da coluna diária “Rosa dos ventos” assinada por Lopes no Jornal Diário da Borborema, percebemos como uma determinada realidade foi construída, dada a ler pela sociedade paraibana, possibilitado pelo jornal. Entraram em pauta as contribuições autorais que trabalharam algumas temáticas sobre criação do SENAI e seus estatutos. Com base nessas fontes tentamos apresentar e descrever o projeto intervencionista do diretor Stênio Lopes, intitulado na presente pesquisa como “Metamorfose de si”, no que representou as conquistas materiais e imateriais após as reformas na estrutura física e pedagógicas da escola, possibilitando um novo olhar da sociedade campinense sobre o SENAI.
Descrição: SOUZA, José Francisco Bernardo de. Metamorfose de si: a construção identitária da Escola Senai em Campina Grande (1957-1964). 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17721
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ FRANCISCO BERNARDO DE SOUZA.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.