Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Kariny Rayane lira-
dc.date.accessioned2018-12-17T16:45:29Z-
dc.date.available2018-12-17T16:45:29Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17726-
dc.descriptionCOSTA, K. R. L. Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a abordagem de gênero dentro de uma das ferramentas mais acessíveis ao professor e ao aluno, que é o livro didático. Em nosso material de pesquisa analisamos dois livros didáticos, sendo um do 4º ano e um do 5º ano do ensino fundamental, especificamente na disciplina de língua portuguesa, por acreditarmos que a variedade de gêneros textuais pudesse nos trazer a discussão dessa abordagem, levando em conta a polêmica que a temática de gênero e sexualidade ainda traz consigo. As questões relacionadas à sexualidade ainda encontram invisibilidade dentro das salas de aula, por fazermos parte e vivermos em uma sociedade que classifica os padrões de comportamentos adequados a meninos e meninas, homens e mulheres, regidos por uma ideia de heteronormatividade (JUNQUEIRA, 2010), e a escola participa dessa construção. Diante das análises foi possível perceber que a temática de gênero, quando não é ignorada, é brevemente mencionada, o que evidencia que pouco se aborda a temática de gênero nesta ferramenta didática. De acordo com os resultados encontrados, defende-se que a escola contemple em seu currículo uma atenção significativa para essa temática, e que possibilite formação aos professores para que possam proporcionar aos educandos discussões, valorizando as diferenças e o respeito dentro e fora da escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fabíola Mônica da Silva Gonçalvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSexualidade - gêneropt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAbordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kariny Rayane lira Costa.pdf8.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.