Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Kariny Rayane lira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T16:45:29Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T16:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17726 | - |
dc.description | COSTA, K. R. L. Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a abordagem de gênero dentro de uma das ferramentas mais acessíveis ao professor e ao aluno, que é o livro didático. Em nosso material de pesquisa analisamos dois livros didáticos, sendo um do 4º ano e um do 5º ano do ensino fundamental, especificamente na disciplina de língua portuguesa, por acreditarmos que a variedade de gêneros textuais pudesse nos trazer a discussão dessa abordagem, levando em conta a polêmica que a temática de gênero e sexualidade ainda traz consigo. As questões relacionadas à sexualidade ainda encontram invisibilidade dentro das salas de aula, por fazermos parte e vivermos em uma sociedade que classifica os padrões de comportamentos adequados a meninos e meninas, homens e mulheres, regidos por uma ideia de heteronormatividade (JUNQUEIRA, 2010), e a escola participa dessa construção. Diante das análises foi possível perceber que a temática de gênero, quando não é ignorada, é brevemente mencionada, o que evidencia que pouco se aborda a temática de gênero nesta ferramenta didática. De acordo com os resultados encontrados, defende-se que a escola contemple em seu currículo uma atenção significativa para essa temática, e que possibilite formação aos professores para que possam proporcionar aos educandos discussões, valorizando as diferenças e o respeito dentro e fora da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade - gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kariny Rayane lira Costa.pdf | 8.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.