Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17727
Título: A (Re)construção de identidades e a noção de pertencimento dos sujeitos sociais: uma abordagem sobre o ensino de História local no ensino fundamental II da Escola Municipal Cassimiro F. Vieira Mãe Joana/Fagundes-PB
Autor(es): Silva, Joaquim Rangel Andrade da
Palavras-chave: Ensino de História
História local
Identidade Social
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este artigo tem o objetivo analisar as contribuições da História local do município de Fagundes – PB, numa perspectiva da construção crítica e significativa de um ensino de história renovado, tendo em vista a composição da identidade social do indivíduo e sua percepção como agente ativo da história. A partir do pressuposto de que a construção de uma História global se dá a partir de uma infinidade de histórias plurais construídas ao longo do tempo, que merecem respeito e visibilidade de forma igualitária, busca-se, ainda, viabilizar a construção da consciência histórica dos sujeitos, proporcionando uma relação ativa com o momento e o espaço onde habita o alunado. A metodologia adotada baseia-se na proposta de um estudo bibliográfico, utilizando, para tanto, autores como Marta de S. L. Brodbeck, Vilma de Lurdes Barbosa, Ernesta Zamboni, Guimarães Selva Fonseca, entre outros, aliado a uma pesquisa de campo aplicando questionários acerca dos estudos da história local com as turmas do Fundamental II da Escola Municipal Cassimiro F. Vieira, localizada no município de Fagundes, no sítio Mãe Joana. Ao final, entende-se que a partir do estudo da história local, os indivíduos marginalizados do processo histórico passam a conhecer e valorizar suas vivências, necessário se faz, portanto, repensar o contexto local face ao ensino da História, tendo em vista que a análise local, no contexto da educação básica, nos permite uma nova possibilidade de diálogo, perpassando a reflexão acerca da nossa identidade e incentivando o diálogo entre diferentes identidades, fomentando a postura de agentes de transformação social.
Descrição: SILVA, Joaquim Rangel Andrade da. A (Re)construção de identidades e a noção de pertencimento dos sujeitos sociais: uma abordagem sobre o ensino de História local no ensino fundamental II da Escola Municipal Cassimiro F. Vieira Mãe Joana/Fagundes-PB. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17727
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joaquim Rangel Andrade da Silva.pdf426.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.