Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17729
Título: A construção de um ícone religioso: uma história de Monsenhor José Borges de Carvalho
Autor(es): Junior, José Gonçalves
Palavras-chave: História cultural
Líder religioso
Comunidade católica
Memória cultural
Mito religioso
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O fruto da memória esquecida faz buscar em fontes documentais não só a resposta do que foi perdido, mas relembrar fatos importantes do passado. O advento da Nova História Cultural acresce novos métodos científicos a História, fragmentando a percepção do real desta enquanto ciência, suas concepções de verdades já não seguem os mesmos parâmetros unificadores. Neste mundo em que o conceito de verdade é fragmentado, não havendo como provar a realidade de fatos encontrados no passado através somente de documentos escritos, o uso da fonte oral se faz necessário para construção da imagem e resgate da História esquecida de um pároco que residia no município de Alagoa Nova (PB). Desse modo essa pesquisa tem por objetivo resgatar a memória do Monsenhor José Borges de Carvalho no município de Alagoa Nova – PB, por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando como subsidio metodológico a fonte oral e pesquisa documental no período espaço- temporal entre os anos de 1937 a 1980. Monsenhor José Borges de Carvalho era um clérigo tradicional doutrinário formado aos moldes da Igreja Apostólica Românica de sua época. Sua imagem foi concretizada na memória das pessoas que conviveram com ele, como uma figura áspera porem virtuosa no modo de agir enquanto líder religioso da comunidade. Dedicou-se com o apoio de seus fiéis na busca de melhorias na saúde e educação, trabalhou ativamente na reformar da casa paroquial e na edificação de uma nova Igreja Matriz. Na atualidade percebe-se que a memória do clérigo ao decorrer do tempo fica restrita apenas a fragmentos dos laços da comunidade católica desta região, sendo negligenciado o fato de que sua figura deveria ultrapassar estas fronteiras para que assim sua imagem fosse perpetuada no decorrer do tempo e se cristalizasse como um mito.
Descrição: JUNIOR, José Gonçalves. A construção de um ícone religioso: uma história de Monsenhor José Borges de Carvalho. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17729
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gonçalves Junior.pdf974.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.