Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria da Vitória Gomes-
dc.date.accessioned2018-12-17T16:59:52Z-
dc.date.available2018-12-17T16:59:52Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17739-
dc.descriptionCOSTA, M. V. G. A importância da Mediação no processo ensino - aprendizagem de crianças. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança na Educação Infantil, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras da Educação Infantil. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. Á base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem esclarecendo qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. As docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativa é a prática do professor. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectCriança - construção do conhecimentopt_BR
dc.titleA importância da mediação no processo ensino - aprendizagem de criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Vitória Gomes Costa.pdf473.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.