Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria da Vitória Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T16:59:52Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T16:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17739 | - |
dc.description | COSTA, M. V. G. A importância da Mediação no processo ensino - aprendizagem de crianças. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança na Educação Infantil, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras da Educação Infantil. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. Á base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem esclarecendo qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. As docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativa é a prática do professor. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Da Guia Rodrigues Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mediação docente | pt_BR |
dc.subject | Criança - construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A importância da mediação no processo ensino - aprendizagem de crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Vitória Gomes Costa.pdf | 473.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.