Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17741
Título: A geografia física e os objetivos didáticos na obra Prática de geographia
Autor(es): Rego, Anizabel Costa Duarte do
Palavras-chave: Geografia física
Identidade nacional brasileira
Objetos didáticos
Data do documento: 23-Abr-2018
Resumo: A disciplina Geografia foi importante para a construção da ideologia nacional no Brasil na década de 1920 por apresentar temas como o destaque atribuído à nossa extensão territorial, à exuberância de nossa natureza e à discussão acerca da constituição do povo. Dessa forma nosso objetivo é analisar como os objetos didáticos e as temáticas físicas influenciaram na construção da identidade nacional brasileira, no recorte histórico supracitado. Este recorte se justifica por ser momento em que se instaura uma Geografia de orientação moderna no Brasil e se dá início a difusão dos ideais da Escola Nova, o que marca uma renovação no âmbito educacional. É neste período também que é publicada a obra que nos serve de fonte de pesquisa Praticas de Geographia de Raja Gabaglia. Para embasar nossa pesquisa realizamos um levantamento bibliográfico em diferentes fontes buscando entender o contexto escolar da época em que foi publicada a obra, baseada em diferentes autores como Silva (2012); Pessoa (2007); Valdemarin (2014); Albuquerque (2011); Rocha (1996); Dias (2013); Ferreira (2012); Rego (2016); Carvalho (1925); Gabaglia (192-). Na obra analisada podemos perceber que houve uma busca por um ensino de maneira prática, por meio da experiência e exercícios práticos, que orientavam o professor para que o aluno fizesse parte do processo de ensino. Percebemos que esses experimentos despertam a curiosidade do aluno e consequentemente seu interesse pelo tema, e estes apresentam os temas de Geografia física que levavam ao aluno o conhecimento sobre o seu local.
Descrição: REGO, A. C. D. do. A geografia física e os objetivos didáticos na obra Prática de geographia. 2018. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17741
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDf - Anizabel Costa Duarte do Rego.pdf786.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.