Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17744
Título: Ensino de Química na perspectiva ambiental: Oxi-redução – pilhas e baterias
Autor(es): Miguel, Caciano Barbosa
Palavras-chave: Ensino de Química
Pilhas
Baterias
Descarte de pilhas
Impactos ambientais
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O descarte de pilhas e baterias é um problema que tem adquirido maior amplitude nos últimos anos, devido ao grande aumento do uso de produtos portáteis os quais necessitam de pilhas ou baterias como fonte de energia. Pilhas e baterias podem conter elementos tóxicos, como cádmio, mercúrio e chumbo, fazendo com que seu descarte precise ser controlado. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma legislação para a regulamentação do descarte e tratamento de pilhas e baterias, a resolução número 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Almeida Barreto, situada na cidade de Juazeirinho – PB, onde teve como principal objetivo mostrar e analisar o estudo das pilhas e baterias com duas turmas do 3º ano do ensino médio (ciclo VI “A” e ciclo VI “B”) da Educação de Jovens e Adultos – (EJA), atualmente denominadas de “CICLO”. A coleta de dados foi estruturada na aplicação de um questionário de sondagem com os alunos, onde o mesmo teve como principal meta analisar o conhecimento deles sobre o assunto das pilhas e baterias e as possíveis causas e conseqüências do descarte inadequado desses materiais no meio ambiente. Para isso, ministrou-se aulas sobre o conteúdo a fim de observar o entendimento dos estudantes. Por fim realizou-se um experimento: pilha de limão e pilha de batata, que teve como foco aprimorar o conhecimento dos mesmos acerca do assunto estudado.
Descrição: MIGUEL, C. B. Ensino de Química na perspectiva ambiental: Oxi-redução – pilhas e baterias. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17744
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caciano Barbosa Miguel.pdfPDF - Caciano Barbosa Miguel15.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.