Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17746
Título: Reciclagem de solventes orgânicos no processo industrial de fabricação de calçados
Autor(es): Figueirôa, Renan Aureliano de Castro
Palavras-chave: Solvente
Tintas
Processo químico
Diluidor
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O descarte incorreto de solventes orgânicos pode gerar bastantes prejuízos para o meio ambiente, com isso a Química Verde exerce um papel fundamental adotando princípios voltados à sustentabilidade, prevenindo o uso de solventes e auxiliares. Porém, em algumas unidades de fabricação é indispensável à utilização dos mesmos, como exemplo as fábricas de tintas e calçados, onde os solventes são utilizados em diversas etapas do processo ou até mesmo em composição de tintas e vernizes. Observando essa necessidade de utilização em uma unidade de fabricação de calçados, o trabalho teve como objetivo reciclar o solvente utilizado para limpeza de equipamentos, diminuir custos e maximizar lucros, seguindo princípios da Química Verde. O solvente foi purificado através da técnica de destilação simples, retornando em seguida para o processo industrial. Foi analisada a eficiência na limpeza da tela serigráfica. Com a técnica de purificação, houve na unidade fabril uma redução na compra de insumo no valor de R$ 874,5 e R$ 64,8 no custo do descarte final do solvente, apresentando uma redução em torno de 91% do custo com esse produto, além da adequação dos princípios da Química Verde, já que prolongou o ciclo do solvente e reduziu a formação de resíduos químicos em 90%.
Descrição: FIGUEIRÔA, R. A. de C. Reciclagem de solventes orgânicos no processo industrial de fabricação de calçados. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17746
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Aureliano de Castro Figueirôa.pdfPDF - Renan Aureliano de Castro Figueirôa9.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.