Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17747
Título: Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018
Autor(es): Silva Júnior, José Francisco da
Palavras-chave: Educação geográfica
Ensino de Geografia
Práticas metodológicas
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho aborda uma análise do papel da educação geográfica evidenciando seus desdobramentos nas aulas das séries finais do ensino médio da Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha - PB. Com o intuito de entender o papel e os desafios do ensino de Geografia no cenário atual, identificando como a universidade, o professor e a escola estão se adaptando às novas metodologias para formação do alunado. Para isso, foi necessário uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica deste trabalho, as observações das aulas de Geografia e da estrutura física da escola, e aplicação de questionário para os alunos e professor. Após análise dos dados e informações obtidas com o questionário e observações das aulas constatamos que, as aulas de Geografia continua seguindo metodologias tradicionais desestimulando o alunado a entender o novo espaço que estar ao seu redor e como as problemáticas que o envolve pode afetar sua vida cotidiana. A escola possui uma boa estrutura física e recursos tecnológicos que facilitam a aplicação de novas práticas em sala de aula, porém existem espaços, como o laboratório de informática, que os docentes e discentes não têm acessibilidade. Por fim foi evidenciado que os professores necessitam de um maior aparato em sua formação continuada, pois ficou nítido que a educação geográfica das séries finais do ensino médio é deficitária, impossibilitando o alunado em compreender que a Geografia se faz presente no nosso dia a dia e entendê-la é necessária para sua formação cidadã.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. F. da. Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17747
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Francisco da Silva Júnior.pdf8.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.