Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17748
Título: Reciclagem Química do PET: Obtenção da resina alquídica
Autor(es): Carmo, Edilânia Silva do
Palavras-chave: Reciclagem química
Resina alquídica
Despolimerização
Politereftalato de Etileno
Data do documento: 26-Jun-2018
Resumo: Sabe-se que a cada dia vem aumentando, cada vez mais, o consumo de embalagens que facilitam o nosso cotidiano. Dentre elas está o PET- poli(tereftalato)de etileno, bastante utilizado em embalagens carbonatadas e de refrigerantes. Porém grande parte de PET acaba sendo lançado na natureza, seja em aterros sanitários ou lixões, demorando anos para sua decomposição. A reciclagem dos polímeros tem se tornado uma opção obrigatória para a nossa sociedade, visando assim, reduzir o descarte dos polímeros. É conveniente que sejam utilizados em aplicações de longa vida útil e uma dessas opções é a resina alquídica. A resina PET pode ser reciclada através do processo de despolimerização podendo gerar vários produtos e subprodutos, dentre eles a resina alquídica, bastante utilizada em tintas e vernizes. Através de um estudo realizado em patentes e artigos foi possível listar as metodologias mais eficazes quanto a obtenção da resina alquídica através da despolimerização do PET ajudando assim, a reduzir o número de desse polímero que é lançado de forma incorreta na natureza.
Descrição: CARMO, E. S. do. Reciclagem Química do PET: Obtenção da resina alquídica. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17748
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilânia Silva do Carmo.pdfPDF - Edilânia Silva do Carmo8.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.