Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Aline Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-28T13:33:44Z | - |
dc.date.available | 2013-08-28T13:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1774 | - |
dc.description | COSTA, A. T. Aprendizagem docente: o ciclo da apropriação do conhecimento na formação continuada mediada pelas tecnologias digitais. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou investigar o Ciclo da Apropriação do Conhecimento, composto pelas fases de sensibilização, apropriação e sustentação, nas formações continuadas ofertadas pelo programa Proinfo Integrado, com professores participantes das edições de 2006 a 2011. Sua relevância está nas adaptações exigidas por uma sociedade em constante mutação e que, neste momento, preza pela capacidade de aprendizagem dos indivíduos na inserção das novas possibilidades de construção. A escola é pressionada a envolver-se com os recursos tecnológicos digitais, inserindo-os nas práticas pedagógicas dos seus docentes, que, por vezes, não compreendem seus benefícios e nem buscam conhecê-los, por falta de tempo ou de motivação pessoal. A partir deste cenário, esta pesquisa, caracterizada como qualitativa exploratória com descrição de dados quantitativos, fez uso de busca em documentos e aplicação de questionários para obtenção de dados relacionados à etapa de sustentação do Ciclo da Apropriação do Conhecimento. O instrumento de coleta de dados foi dividido em identificação de perfil, impressões sobre o curso e após o curso. Dos 190 distribuídos, 119 estavam aptos para a análise. Os resultados permitiram concluir que o objetivo proposto pela formação é atingido com ressalvas, pois há necessidade de melhor qualificação de monitores e dedicação no ato de incentivar a aprendizagem do docente. Estes, após a formação, procuraram utilizar os recursos explorados na intervenção, apesar de se limitarem as atividades fundamentadas no uso da internet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem docente | pt_BR |
dc.subject | Apropriação do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem docente: o ciclo da apropriação do conhecimento na formação continuada mediada pelas tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aline Tavares Costa.pdf | Aline Tavares Costa | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.