Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17750
Título: Desafio do ensino de filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA
Autor(es): Araujo, Helder Franklin
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Estágio supervisionado
Educação de jovens e adultos - EJA
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar relatos das experiências vividas durante o seguimento da disciplina de Estágio Supervisionado I e II, nos anos de 2015 e 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira. A caracterização da escola é evidenciada em um primeiro momento a fim de demonstrar o âmbito que fora trabalhado, de maneira pertinente à condição histórico social que o permeia. Como referencial teórico foi utilizado autores que fizessem uma ponte com os períodos históricos da educação, da EJA e da Filosofia. Este trabalho circunda sucintamente a maneira como o conhecimento pode atingir horizontes distintos de acordo como é apresentado levando em consideração o contexto social, os desafios encontrados e as soluções possíveis para se atingir esse conhecimento. Problematizamos ainda a relação entre o aprendizado na academia e o ensino na prática de estágio. Os resultados alcançados pela presente pesquisa apresentam subsídios para o entendimento dos pilares que sustentam a disciplina de Filosofia e seu papel como capacitada de desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, assim auxiliando para uma consolidada cidadania.
Descrição: ARAUJO, H. F. Desafio do ensino de filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17750
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helder Franklin Araujo.pdf700.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.