Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17754
Título: A geografia no 6º ano do ensino fundamental: escrita de si em uma narrativa docente
Autor(es): Melo, Vanusa Maria de Lima Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Autobiografia
Ensino fundamental
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A Geografia passou por diversas mudanças ao longo de sua consolidação como disciplina escolar e hoje apresenta-se como uma disciplina fundamental na formação cidadã do estudante e o professor é o principal, mas não o único, responsável por esse processo de desenvolvimento do aluno. O presente trabalho refere-se a uma investigação da própria prática, como o objetivo de ponderar sobre o ensino de Geografia no 6° ano do fundamental da Escola Municipal Antônio Trovão de Melo e ao mesmo tempo fazer uma análise da minha prática como professora regente da turma supracitada. Para tanto, foi adotado o método narrativo como metodologia de pesquisa, já que este permite refletir sobre as experiências vividas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma investigação bibliográfica em diversos autores a fim de refletir o processo evolutivo da Geografia escolar e seu papel nos anos finais do fundamental, com ênfase no 6º ano. Para a aquisição do resultado foram aplicados questionários para os alunos através dos quais pude analisar a importância dada por eles ao estudo de Geografia. Posteriormente apesento uma discussão sobre os desafios proporcionados pelo cotidiano escolar e as dificuldades que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. Este estudo possibilitou uma autorreflexão através da qual pude rever minhas práticas pedagógicas e a minha postura em sala de aula e o quanto estes e outros fatores influenciam no processo de ensino e aprendizagem de Geografia.
Descrição: MELO, V. M. de L. A geografia no 6º ano do ensino fundamental: escrita de si em uma narrativa docente. 2017. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17754
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanusa Maria de Lima Silva Melo.pdf905.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.