Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17761
Título: Efeito das interações entre polifosfato e argila rosa do município de Pedra Lavrada – PB na estabilidade coloidal de dispersões aquosas
Autor(es): Gomes, Gutemberg Barbosa
Palavras-chave: Argila
Argilominerais
Bentonita
Estabilidade coloidal
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: Inserido no segmento agrícola, no que diz respeito a manutenção da qualidade do solo visando o fornecimento de nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento das plantas, está o desenvolvimento dos fertilizantes de liberação controlada, também conhecidos como fertilizantes inteligentes. Esses fertilizantes tem como um de seus veículos o hidrogel, o qual pode ser produzido através da interação da argila com as cadeias de um polímero. A argila alvo do estudo foi a variação rosa, encontrada na cidade de Pedra Lavrada na Paraíba. O objetivo desse trabalho é estudar o comportamento coloidal da argila rosa em soluções de diferentes concentrações de polifosfato de sódio, e avalia-lo através de fotossedimentometria. A argila passou por caracerizações do tipo difratometria de Raios-X, na qual se identifica a partir de fichas cristalográficas a presença de esmectita, caulinita, muscovita e outros minerais acessórios, além de comprovar a característica de sodificação aplicada ao material por meio do alargamento do plano basal; Espalhamento de luz dinâmico e potencial zeta, onde a partir dos resultados pôde-se realizar a comparação com as curvas da fotossedimentometria. Foram realizados ensaios tecnológicos de ativação sódica, inchamento e teste do azul de metileno. A ativação sódica do material influenciou diretamente, através do aumento, tanto no inchamento quanto no índice de CTC da argila. Os resultados de fotossedimentometria apontaram que a concentração do polieletrólito no meio tem grande influência sobre o comportamento da dispersão, de modo que o aumento dessa promove a agregação das partículas resultando em populações grandes e com maior velocidade de sedimentação.
Descrição: GOMES, G. B. Efeito das interações entre polifosfato e argila rosa do município de Pedra Lavrada – PB na estabilidade coloidal de dispersões aquosas. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17761
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gutemberg Barbosa Gomes.pdfPDF - Gutemberg Barbosa Gomes18.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.