Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17766
Título: Revisão de comportamento defensivo em espécies da família Colubridae, gênero Chironius
Autor(es): Tavares, Raony Jaderson Cavalcante
Palavras-chave: Colubridae
Serpentes
Comportamento defensivo
Defesa
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O comportamento defensivo nos animais tem como finalidade evitar situações de perigo e ameaças, tendo como objetivo a autoproteção. Uma espécie pode apresentar diferentes tipos de estratégias defensivas, diminuindo a possibilidade de ser predada. Tais estratégias estão associadas à sobrevivência de cada espécime, permitindo-lhe uma maior (ou melhor) exploração do meio e da captura de recursos. As serpentes apresentam diferentes táticas para se defender dos predadores que variam de acordo com a temperatura, reprodução e outros fatores. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o comportamento defensivo em espécies do gênero Chironius. Foram analisadas bibliografias avaliadas entre A1-B5 pelo Qualis- Capes. Foram utilizadas tese de mestrado e doutorado, onde se encontrou a maior quantidade de registros citados e observados. Dentro do gênero o que se encontram são citações dentro de outros artigos envolvendo algumas destas espécies. Trabalhos específicos em comportamento defensivo traria maiores conhecimentos em relação a cada comportamentos de ataque e defesa, tentando amenizar o grande impacto que a sociedade tem envolvendo as ofídias. A maiores partes desses comportamentos no espécie estudada, como ensinar a sociedade a diferenciar os tipos de gênero foi observado por intimidação, ou seja, esses espécimes tendem a intimar o predador do que tentar ser agressiva. Comportamentos como abertura bucal, botes, giro corporal, sigmoides entre outros foram observados na literatura e citados nessa revisão bibliográfica.
Descrição: TAVARES, R. J. C. Revisão de comportamento defensivo em espécies da família Colubridae, gênero Chironius. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17766
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raony Jaderson Cavalcante Tavares.pdfPDF - Raony Jaderson Cavalcante Tavares11.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.