Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17770
Título: Importância histórica do Açude Ministro José Américo para o município de Soledade - PB e alternativas de revitalização
Autor(es): Melo, Lucicleide Gomes de
Palavras-chave: Manancial hídrico
Açude de Soledade
Impactos ambientais
Revitalização
Data do documento: 20-Jul-2016
Resumo: O presente Estudo tem por objetivo analisar o papel socioeconômico do Açude Ministro José Américo, para o município de Soledade em meio ao semiárido nordestino onde a conservação dos recursos hídricos é uma preocupação constante e o mesmo encontra-se hoje assoreado e sem a manutenção adequada do manancial. Entendendo que o assoreamento é um processo decorrente de fatores geomorfológicos, climáticos e antrópicos, desagregam os solos e rochas formando sedimentos e obstruindo os mananciais reduzindo a capacidade de volume de água, fragilizando as condições de conservação dos mananciais. Diante do exposto o objetivo geral da pesquisa é mostrar a viabilidade da construção do Açude Ministro José Américo, a partir de uma realidade ambiental e socioeconômica, dentro de uma área de baixo índice pluviométrico que é o semiárido. A falta de manutenção de um manancial que recebe anualmente materiais erosivos, junto com a evapotranspiração aumenta o nível de salinidade e diminuindo o volume de armazenamento de água, é o que acontece com o Açude Ministro José Américo construído pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em 1933. Onde as atividades desenvolvidas no açude estão sendo anuladas. O estudo objetiva ainda analisar a construção do referido Açude, seus benefícios socioeconômicos e ambiental para o município, desde sua construção aos dias atuais, como também mostrar alternativas para viabilizar a construção do açude sendo ele um dos maiores mananciais da região. A pesquisa utilizou-se de levantamentos bibliográficos, cartográficos e registros fotográficos. Também foram realizadas visitas à Colônia de Pescadores Z-27 para obter informações sobre a falta de manutenção do manancial e os reflexos, como também foram realizadas observações in loco. Os resultados mostram a viabilidade da construção do Açude em foco o qual trouxe desenvolvimento para o Município de Soledade, nos setores geradores de renda a exemplo da pecuária a pesca e o lazer estão sendo prejudicados com a degradação e o descaso com o Açude Ministro José Américo, sendo preciso criar alternativas para a revitalização do mesmo.
Descrição: MELO, L. G. de. Importância histórica do Açude Ministro José Américo para o município de Soledade - Pb e alternativas de revitalização. 2016. 17p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17770
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide Gomes de Melo.pdf616.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.