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dc.contributor.authorCorreia, Cristiano Amancio-
dc.date.accessioned2018-12-17T17:28:41Z-
dc.date.available2018-12-17T17:28:41Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17771-
dc.descriptionCORREIA, C. A. O letramento musical como instrumento para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e suas possibilidades educacionais. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEducar no mundo digital tem sido considerado como um desafio. Uma vez que a maioria dos estudantes, atualmente, é capaz de buscar e encontrar facilmente informação nos sites de busca da internet, o professor, num certo sentido, se vê na injunção de “competir” com tablets, celulares, etc., uma variedade de ‘tentações’ que indubitavelmente atraem a atenção. Embora essencial, a tarefa de buscar novas metodologias de ensino para elaborar aulas mais atrativas, mantendo os alunos motivados, não é fácil. Este trabalho objetiva propor o letramento musical como um instrumento eficaz para o processo ensino-aprendizagem, através da utilização de letras de canções populares, como uma iniciativa para tornar as aulas de literatura mais prazerosas, permitindo, ao mesmo tempo, o acesso à dimensão literária do conteúdo textual e o despertamento/aperfeiçoamento da sensibilidade. A escolha deste tema veio de experiências durante um ano e meio como professor de Português no Ensino Fundamental II, período em que me conscientizei da importância do trabalho com as letras de músicas para o melhoramento das aulas, uma vez que essa metodologia sugere um planejamento mais cuidadoso. Como suporte teórico para esta pesquisa, Márcia Nunes Farias (2011), Ângela Kleiman (2013) e José Manuel Moran (2000), entre outros, apontam a utilização da música em sala de aula como um excelente recurso para promover socialização, comunicação e habilidade linguística. Sem desejar descartar os recursos tradicionais, que também são, em certa medida, indispensáveis, é possível fazê-los funcionar como complementares à música. Da mesma forma, nas aulas de Português, a melodia das canções populares pode funcionar como elemento complementar à letra, uma vez que oferece possibilidades interpretativas diversificadas. Pelo que pude observar em minha área de atuação, quaisquer atividades relacionadas à música em sala de aula consistem em ferramentas viáveis para o ensino, uma vez que permitem melhor interação entre os alunos, os professores e os conteúdos em si.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosângela Maria Soares de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectLetramento musicalpt_BR
dc.titleO letramento musical como instrumento para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e suas possibilidades educacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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