Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17773
Título: Uso comercial do centro histórico de Areia - PB: uma análise geográfica
Autor(es): Pereira, Joseph da Silva
Palavras-chave: Patrimônio histórico
Arquitetura
Preservação cultural
Cultura regional
Data do documento: 22-Ago-2018
Resumo: O artigo apresenta como a cidade de Areia - PB vem se desenvolvendo nos últimos 20 anos, a partir do tombamento de seu Centro Histórico, avaliando os aspectos econômicos e sociais, fazendo um levantamento do antes e do depois desse processo importante de valorização do lugar. Cidade esta que tem uma importância sociocultural nas formas mais diversas, as quais serão expostas no desenvolver do trabalho. Discutindo sua composição econômica e social, comparando com cidades vizinhas, que tenham um perfil similar ao seu, apontando a dinâmica espacial para o potencial turístico, a forma do seu relevo e seu clima e outras características. As questões serão articuladas no contexto do seu Centro Histórico, o qual tornou a cidade reconhecida por esses fatores, sendo, inclusive uma das primeiras cidades do Estado da Paraíba a ser protegida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Observar a utilização e valorização do casario centenário, compreender suas formas e funções durante o passar de quase dois séculos. A análise será feita através de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campos, dados do IBGE. Espera-se desenvolver a conscientização para reconhecer a importância de manter viva a história do município para as próximas gerações.
Descrição: PEREIRA, J. da S. Uso comercial do centro histórico de Areia - PB: uma análise geográfica. 2018. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17773
ISSN: CDD 720.9
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseph da Silva Pereira.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.